quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

VIDA ÚTIL, TENSÃO FLUTUAÇÃO E CARGA


Vida Útil Projetada ou Tempo Médio de Duração

As baterias estacionárias ventiladas, possuem uma vida útil esperada de aproximadamente 15 a 16 anos a uma temperatura de 25°C e de aproximadamente 12 anos A uma temperatura de 30°C.

Considerando o fim da vida útil a 80% da Capacidade Nominal.

A maioria dos fabricantes de baterias, fornece uma garantia contra defeitos de 10 anos, desde aplicadas às condições adequadas de trabalho.


Tensão de Flutuação

A Tensão de Flutuação, na qual se refere à tensão do retificadores sobre a bateria, vem a ser o nível de tensão da qual os retificadores fornecem tensão aos consumidor (carga(s) instalada(s)) e mantém a bateria em um regime na qual a mesma permanece carregada e sem fornecer corrente ao consumidor. Isso ocorre da seguinte maneira:

A tensão nominal fornecida por um elemento de bateria estacionária, seja ela ventilada ou selada, vem a ser em média de 2,0V/el (Volts por elemento), por exemplo, um determinado banco de bateria possui 24 elementos, significa que sua tensão nominal é de 48V.

Assim se submetermos o banco a uma tensão maior,gerada por um retificador, tem-se assim duas fontes de corrente contínua em paralelo, sendo que a fonte de maior potencial irá fornecer toda corrente requisitada pela carga.

É exatamente isso que chamamos de tensão de flutuação, a tensão na qual a bateria não fornece corrente, por estar sendo submetido em paralelo, a uma fonte de maior valor.

Em tensão de flutuação a bateria é mantida carregada, ou seja, pronta para fornecer energia para carga, quando houver interrupção do fornecimento dos retificadores, por qualquer motivo.

Normalmente, isso dependente de cada fabricante, mas em geral, a tensão de flutuação deve se manter em 2,2V/el.

No caso de baterias seladas, a tensão de flutuação deve ser consultada no manual do fabricante. A maioria das baterias seladas, possui uma tensão de 2,23V/el. a uma temperatura ambiente de 25°C.

Nestas baterias deve-se salientar, que devido a sua composição, o controle de tensão em função da temperatura, é um item grande importância.

Por exemplo:
Sistema de 22 elementos bateria ventilada = Tensão de Flutuação de 48,4V.
Sistema de 12 elementos bateria ventilada = Tensão de Flutuação de 26,4V.
Sistema de 24 elementos bateria selada = Tensão de Flutuação de 53,52V.

Tensão de Carga

Aplicada comente as baterias ventiladas, a Tensão de Carga ou Carga de Equalização, é um recurso oferecido pelo sistema de retificadores, sendo sua função, a aplicação de uma tensão maior, que aquela praticada em regime de Tensão de Flutuação; sendo seu valor determinado por cada fabricante de bateria, normalmente seus valores são entre 2,35V/el. e 2,4V/el.

Seu propósito é compensar quaisquer irregularidade que possa ter ocorrido, ou regularizar as diferenças de tensões e densidades entre os elementos individuais de um banco.

A aplicação da Tensão de Carga, pode ser justificada pelos seguintes critérios:
  • quando a densidade de eletrólito de um elemento cair abaixo de 5 g/dm³ da média dos outros elementos do banco;
  • quando a densidade média de todos os elementos cair mais de 5 g/dm³ da densidade a plena carga, corrigida a temperatura referência (25°C) e ajustado o nível;
  • quando a tensão de qualquer elemento apresentar uma diferença superior a 0,04V da tensão média dos elementos da bateria;
  • quando houver necessidade da correção do nível do eletrólito com água destilada.
A aplicação da Tensão de Carga pode ocorrer de três maneira:
  • Manual: quando o técnico manualmente, aciona a Tensão de Carga, através da USCC (Unidade de Supervisão de Corrente Contínua) ou USD (Unidade de Supervisão de Distribuição);
  • Automática: quando ocorre uma interrupção do fornecimento de tensão dos retificadores, a bateria assume a consumo. Após a normalização do sistema, a baterias que foi recarregada, passa a requerer uma corrente de carga. Um circuito no sistema de supervisão detecta a corrente, que ao assumir um valor acima do ajustado (de acordo com a capacidade de Ampère-Hora da bateria), aciona automaticamente a Tensão de Carga, voltando a Tensão de Flutuação, quando a corrente diminui do valor pré-ajustado;
  • Uma outra forma, porém muito rara, é a Carga Remota, onde através de um telecomando a carga é acionada manualmente; porém além de raro é pouco recomendado, por não haver supervisão.
Em baterias seladas, a carga é realizada em tensão de flutuação, ocorrendo naturalmente sua recarga, que pode ser observada, pela diminuição da corrente de carga, em função do tempo.

A tensão de carga de equalização, deverá ser aplicada somente em casos excepcionais, por exemplo, após descargas profundas, repetidas recargas insuficientes ou descargas consecutivas.

Esta poderá ser realizada utilizando-se uma tensão mais elevada de 2,23 (normalmente utilizada) sendo seu valor entre 2,33 a 2,40V/elemento durante 12 à 24horas (consultar respectivo manual do fabricante).

Nenhum comentário:

Postar um comentário